OLMC

OPERADOR LOGÍSTICO DE MUDANÇA DE COMERCIALIZADOR

Organização OLMC

O OLMC é composto por dois órgãos: a Direção Executiva e o Conselho Consultivo.

Ao primeiro compete exercer todas as competências cometidas à ADENE enquanto entidade incumbida de exercer a atividade de OLMC e que atua com total independência relativamente aos associados da ADENE que integrem o Sistema Elétrico Nacional (SEN) e o Sistema Nacional de Gás Natural (SNGN).

Ao segundo, enquanto órgão de consulta e de apoio à gestão estratégica do OLMC, compete acompanhar a atividade deste e formular as propostas, sugestões e recomendações à Direção Executiva que entenda convenientes, bem como emitir parecer sobre o plano de atividades, sobre o orçamento anual, sobre o relatório de atividades e contas anual e pronunciar-se sobre quaisquer outros assuntos que o Presidente da Direção Executiva do OLMC submeta ao seu parecer.

Direção Executiva

Presidente do Conselho de Administração da ADENE desde agosto de 2020

Vice-Presidente do Conselho de Administração da ADENE desde agosto de 2020

Conselho Consultivo U-OLMC

O Conselho Consultivo do OLMC é composto pelas principais entidades intervenientes no SEN e no SNGN – operadores de rede de distribuição e comercializadores –, assim como por um representante das associações de defesa do consumidor com representatividade genérica, em regime de rotatividade

Eng. Nuno MoreiraNuno Paulo Correia e Afonso Moreira,

Engenheiro Mecânico, Mestre em Computer Integrated Manufacturing, com doutoramento em Gestão Industrial. Coordenador da Especialidade em Energia na Ordem dos Engenheiros.
CEO do Grupo Dourogás – Distribuição de Gás Natural, GNV e GNL.
CEO da BioDourogás – Gás renovável. Coordenador da utilização industrial de Gás Natural na International Gas Union. Tem desenvolvido trabalhos, em Sistemas de Gestão de Energia: Sistemas de Bioenergia, com especial enfoque na purificação e injeção de biogás em gasodutos de gás natural.
Publicou vários artigos em conferências internacionais e em revistas, relacionados com a viabilidade técnica e económica, na produção e utilização de energia, de uma forma inovadora e limpa.
Tem interesse no desenvolvimento de novas soluções tecnológicas para a produção de bio-hidrogénio para utilização em veículos.