OLMC

OPERADOR LOGÍSTICO DE MUDANÇA DE COMERCIALIZADOR

Organização OLMC

O OLMC é composto por dois órgãos: a Direção Executiva e o Conselho Consultivo.

Ao primeiro compete exercer todas as competências cometidas à ADENE enquanto entidade incumbida de exercer a atividade de OLMC e que atua com total independência relativamente aos associados da ADENE que integrem o Sistema Elétrico Nacional (SEN) e o Sistema Nacional de Gás Natural (SNGN).

Ao segundo, enquanto órgão de consulta e de apoio à gestão estratégica do OLMC, compete acompanhar a atividade deste e formular as propostas, sugestões e recomendações à Direção Executiva que entenda convenientes, bem como emitir parecer sobre o plano de atividades, sobre o orçamento anual, sobre o relatório de atividades e contas anual e pronunciar-se sobre quaisquer outros assuntos que o Presidente da Direção Executiva do OLMC submeta ao seu parecer.

Direção Executiva

João Paulo Girbal

É licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Telecomunicações pelo Instituto Superior Técnico tendo efetuado uma pós-graduação em Gestão na Universidade Nova de Lisboa e o Programa de Alta Direção Empresarial da AESE. No ano letivo de 1978/79 foi estudante AFS em Éden, NY, USA.

Esteve 25 anos em multinacionais do sector do TIC, nomeadamente 16 anos na Microsoft (1994-2009), onde em Portugal foi Diretor Geral durante 5 anos, entre 2001 e 2006. Na sede da Microsoft em Redmond nos Estados Unidos da América, exerceu funções de Diretor Geral na divisão de Mobilidade. Foi ainda Diretor Geral ao Segmento de Pequenas e Médias Empresas responsável pela Europa Ocidental (12 Países). Anteriormente, exerceu funções na Informix Software (1993-1994), na Digital Equipment Portugal (1986-1993) e na NCR Portugal (1984-1986).

Foi Presidente da Direção da Centromarca- Associação das Empresas de Produtos de Marca, Membro do Board da AIM – European Brands Association, Vice-Presidente do Conselho Geral e Vogal da Direção da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, fundador e Presidente da Direção da Oeiras International School, IB World School, Asfl, e fundador e Presidente da Associação dos Alumni da Microsoft em Portugal. É membro do Conselho Consultivo da GFI Portugal. É também Presidente da Direção da AAAIST (Associação dos Antigos Alunos do Instituto Superior Técnico), e membro do Conselho de Escola do Instituto Superior Técnico.

É Presidente do Conselho de Administração da ADENE desde janeiro de 2017.

Foi agraciado em 2006 com o grau de Grande-Oficial da Ordem de Mérito Agrícola, Comercial e industrial, classe de Mérito Industrial.

Paulo Tomás

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, tem  uma pós-graduação pela AESE no seu Programa de Desenvolvimento de Executivos (PDE), efetuou um percurso na área das Tecnologias de Informação com particular incidência nos mercados de Telecomunicações, Energia & Utilities, tendo acompanhado a liberalização dos mercados da energia e telecomunicações em Portugal. Exerceu as funções “Client Director” na Logica TI Portugal e Edinfor SA onde assumiu a responsabilidade pelos mercados de Telecomunicações e Energy & Utilities. Foi também responsável pelo desenvolvimento e criação do plano de negócios da IWaytrade (Grupo AIP), Caixanet (Grupo CGD), Planeamento Estratégico de Sistemas de Informação da TMN e Cabo Verde Telecom, tendo sido ainda Diretor Técnico da Software AG Portugal para sistemas não IBM e Curriculum Manager da Digital Equipment Corporation.

É Vice-Presidente do Conselho de Administração da ADENE desde Fevereiro de 2017

 

Manuel João de Albuquerque Boia

Licenciado em Engenharia Mecânica e Mestre em Engenharia e Gestão de Tecnologia, ambos pelo Instituto Superior Técnico, tendo sido também Vogal do seu Conselho Diretivo e ainda Gestor de Projeto, Consultor e Investigador na área de Economia e Políticas de Desenvolvimento em Inovação no IN+ (Center for Innovation, Technology and Policy Research). Trabalhou ainda na Câmara Municipal de Lisboa como Assessor Sénior e posteriormente foi Engenheiro Sénior e Diretor Técnico na empresa CONSULFIN, S.A, e, em acumulação, Diretor Técnico na TEC RAIL SOLUTION, S.A., Luanda, como responsável pela coordenação técnica e operacional do projeto da Unidade Fabril de Vagões e Carruagens na Zona Económica Especial (ZEE). Está na ADENE desde 2013 e exerceu funções de Coordenador de Direção/CF&AO de 2014 a 2016. É desde Janeiro de 2017 vogal do Conselho de Administração da ADENE e responsável pelo seu grupo de Sustentabilidade, onde se incluem as áreas de Certificação Energética dos Edifícios, Etiquetagem Energética de Produtos e a Direção Administrativa e Financeira.

Conselho Consultivo U-OLMC

O Conselho Consultivo do OLMC é composto pelas principais entidades intervenientes no SEN e no SNGN – operadores de rede de distribuição e comercializadores –, assim como por um representante das associações de defesa do consumidor com representatividade genérica, em regime de rotatividade

Close Menu