Page 4 - Relatório de Atividades e Contas 09072019
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2. ATIVIDADES
No primeiro semestre de 2019, a U-OLMC centrou as suas atividades na articulação com o mercado do
SNGN tendo garantido a integração do mercado regulado na plataforma gestão de processo de mudança
de comercializador de gás natural e_Switch e a subsequente migração desta para o Portal OLMC (Portal
OLMC-GN). Foram concretizados cerca de 5 meses de testes integrados com os 11 operadores de redes
de distribuição (ORD) e os mais de 20 comercializadores do mercado do SNGN, que levaram a entrada em
produção deste portal, com sucesso, em julho de 2020.
O processo de transição entre os dois sistemas de gestão de processo de mudança de comercializador, o
antigo e_Switch e o novo Portal OLMC-GN, ocorreu entre julho e setembro de 2019, tendo sido gerida a
mudança de comercializador do gás natural simultaneamente nestes dois sistemas.
Durante o ano de 2019 e em paralelo com a implementação do Portal OLMC-GN, foi efetuado um trabalho
de articulação da implementação do Portal OLMC com o mercado do SEN, tendo sido realizadas várias
reuniões de trabalho e preparação com este mercado, tendo sido efetuadas duas reuniões especificas
para assegurar a conformidade com as especificidades das 10 cooperativas de operação de redes de
distribuição de eletricidade.
A partir de setembro de 2019, iniciaram-se os testes com o mercado do SEN, com particular enfoque
inicial com as empresas do grupo EDP, dado que estas tinham em curso a implementação de novos
sistemas: a EDP Distribuição com o seu novo sistema core (JUMP) e a EDP Serviço Universal com o seu
novo sistema comercial. No entanto, em dezembro de 2019, tinham já participado no ciclo de testes mais
de 20 agentes de mercado tendo a maioria deles integrado diretamente com a nova plataforma.
Durante o final do ano de 2019 e no mês de janeiro de 2020 foram concluídos com sucesso pelo OLMC e
seus fornecedores todas as condições para a entrada em Operação do SEN conjunta com o SNGN no novo
Portal OLMC em janeiro de2020, sendo que esta situação não ocorreu na data prevista por razões alheias
ao OLMC, relacionadas com integrações como os sistemas da EDP Distribuição, validadas pela ERSE, que
adiou a data da sua implementação para junho de 2020 (novamente adiada para Outubro devido à COVID-
19). Os custos adicionais deste atraso para o OLMC deverão, nos termos estabelecidos pela ERSE, ser
suportados pelas entidades causadoras desse atraso.
Durante todo o ano de 2019 e num período em que o Portal OLMC já estava em fase de desenvolvimento
e implementação avançados, foram realizadas várias ações de análise, concertação e validação para
definir e permitir incorporar, quer os desenvolvimentos dos processos emergentes da Diretiva 15 da ERSE,
quer os emergentes da definição de um novo modelo de reporte pela ERSE no 1º trimestre de 2019. Só
após um período - alargado, mas intenso - de análise e conceção da solução a desenvolver, é que foi
possível, nos termos do admissível pelo CCP, efetuar e justificar a proposta de solução de alteração
contratual e solicitar ao Tribunal de Contas o visto prévio ao aditamento ao contrato com a OMIP, o qual
mereceu Visto Favorável deste Tribunal em fevereiro de 2020.
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