Page 15 - 2018-11-05 - Relatório Trimestral 2ºT 2018 VF_REV Abr2019
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Esta estrutura assegura uma capacidade adequada e otimizada permanentemente, tanto para
o suporte aos processos operacionais de mudança de comercializador, como para o suporte à
utilização da plataforma por parte dos agentes de mercado. Na presente organização também
estão previstos o acompanhamento do desenvolvimento do Portal OLMC, desenvolvimento e
teste da nova solução e o acompanhamento da sua entrada em produção em concertação com
os agentes de mercado e sem interrupções de funcionamento.
Avaliadas as possíveis opções de sourcing, concluiu-se – conclusão que se tem mantido - pela
internalização de todas as áreas relacionadas com o conhecimento de negócio e operação de
plataformas, e pela externalização das áreas de manutenção aplicacional, gestão de
infraestruturas técnicas e de service desk, áreas relativamente indiferenciadas e onde o recurso
a parceiros especializados assegurará um rácio adequado entre os níveis de serviço e
disponibilidade, assim como dos respetivos custos, garantindo internamente a gestão e
coordenação das áreas externalizadas.
Internamente, alguns recursos são partilhados com outras áreas de intervenção da ADENE,
nomeadamente a nível de secretariado e apoio logístico, de áreas de suporte administrativo da
ADENE, bem como recursos da Unidade de Sistemas e Tecnologias de Informação,
nomeadamente na gestão de arquiteturas e segurança e gestão contratual de serviços externos
nesta área.
Na gestão financeira, apoio jurídico, gestão de compras e gestão de contratos, prevê-se a
utilização pontual de recursos partilhados da ADENE pelo OLMC, em função das necessidades
especificas previstas, utilizando os processos e procedimentos estabelecidos na ADENE para
registo e apuramento destes custos.
Plano de Atividades e Orçamento 2020-2022 U-OLMC Pág. 15